quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ALIMENTAÇÃO - TEMA COMPLICADO...E CONTROVERSO

Hoje o André passou por sua última consulta do ano (espero) ,com sua pediatra, a Dr.ª Soraia. Ela está admirada com sua evolução, disse que ele está muito bem, peso e crescimento normal, me tranquilizou bastante quanto a sinusite dele e um monte de outras neuras, disse que só faria novos exames de sangue no ano que vem (graças a Deus) e por fim perguntou sobre sua alimentação... ô pergunta complicada de responder...como ele tinha consulta com outra médica no mesmo local - a Dr.ª Daniela, sua geneticista, e chamaram bem na hora, acabei sem responder a pergunta, saí pela tangente. Mas a alimentação do André é uma das coisas que andam me deixando muito preocupada, pois é complicada, como aliás, o é para a maioria das crianças em determinadas idades - geralmente entre 2 e 4 anos - e pelo que pude ver em em diversas pesquisas que fiz pela net, para a maioria dos autistas, devido aos seus gostos restritos. Seja devido a cor, consistência, sabor, ou humor, a maioria dos autistas tem suas manias alimentares, que na maioria das vezes, levam os pais a loucura, portanto, não estou tão só neste dilema. Quando era bem pequeno, por volta dos 6 meses, quando comecei a introdução de alimentos, ele até que aceitava bem, comia as papinhas que eu fazia - sempre fiz em casa, raramente comprava papinhas prontas - frutas amassadinhas, danoninho, enfim, se alimentava  bem, nada de anormal. Porém chegou uma hora, por volta de 1 ano a 1 ano e meio, que ele foi ficando cada vez mais restritivo. Gostava muito de frutas, porém já tinha lá seus gostos - pera e uva. Só aceitava peras e uvas. Com o passar do tempo, começou a aceitar mamão. Deixou a pera de lado, e só queria mamão e uvas. Eu achava até engraçado, porque se ele gostava de uma determinada coisa, só queria aquilo, e quando eu tentava inovar e oferecer outras coisas, ele recusava, porém como eu insistia, se ele gostasse, trocava e então só queria aquela coisa, aliás, até hoje é assim, só que hoje já dá pra entender melhor o porque desta atitude dele...e também, hoje em dia, quando eu forço a barra para ele experimentar algo, é um vendaval, faz ânsia de vomito, cospe, para até de comer o que ele gosta. Mas naquela época ele comia as papinhas, depois passou para as sopinhas, arroz com caldinho de feijão...até que um dia ele ficou doentinho, creio que com gripe...não me lembro bem, o Lony é quem disse...e não queria comer nada...nem suas frutas, nada. Depois de quase um dia inteiro sem comer, fiquei desesperada, e disse ao Lony que ia fazer um miojo pra ele, pra ver se pelo menos isso ele comia. E esse foi o começo. Passou a querer só miojo. Perdura até hoje, porém estou aos poucos tentando tirar, restringir só ao jantar...Como ele frequenta o CEMA de manhã, na maioria das vezes ele já almoça lá, depois ele vai para a escola, e a tarde também oferecem comida ou lanche, então praticamente ele só toma café da manhã, lanche e janta em casa. Mas até no CEMA e na escola, ele só come o que quer. Na maioria das vezes, só come arroz com feijão, raramente frango ou carne. Teve uma época em que ele só comia arroz, tanto no CEMA como na escola. Só arroz puro, sem mais nada. Em casa também, as coisas começaram a ficar complicadas, porque depois que começou a comer o miojo, parou praticamente com tudo que comia. Já não aceitava sopa de legumes, carne, frango, nada, nem arroz com feijão. Com o passar do tempo, abandonou também suas frutas preferidas, vivia de miojo. Hoje em dia já aceita algumas outras coisas, mas são bem limitadas - Alguns exemplos são: MIOJO, MAÇÃ, BANANA, PASTEL(SÓ DE QUEIJO), SALGADINHO FOFURA (FANDANGOS TAMBÉM SERVE), OVO, OVO DE CODORNA, CHOCOLATE E BOLO DE CHOCOLATE, LEITE COM NESCAU, ARROZ E FEIJÃO, MACARRÃO (SEM MOLHO SEM NADA OU MISTURADO COM OVO E SALSICHA) SORVETE SÓ CHOCOLATE, SUCO SÓ DE MANGA (ANTES ERA DE MAÇÃ), COCA-COLA. Na verdade, muitas vezes depende de seu humor, até para os itens listados acima, menos o miojo. Ás vezes, quando estou fazendo sopa de legumes com carne, enquanto estou preparando ele fica por perto na cozinha, perguntando o que estou fazendo, então digo que é sopa e ele pede para experimentar. Nessas ocasiões (que são cada vez mais raras) eu aproveito, sirvo um monte e ele come. Porém se na hora de almoçar ou jantar eu oferecer a mesma sopa, ele já não aceita, se eu digo para esperar a hora do jantar, ele briga e já não quer mais. O mesmo ocorre quando estou fazendo carne, frango, enquanto estou fazendo ele pede, eu dou, mas na hora de servir no prato ele não quer. Outras vezes, quando faço bife, se eu colocar em prato separado do dele, com o garfo e a faca junto, ele come, já no dia seguinte se eu fizer o mesmo, ele já não quer. Como disse antes, depende muito de seu humor. Seu cardápio é bem restrito, mas comparado a tantos depoimentos que li, até que não é tanto assim. Outra coisa engraçada e estranha, é quanto ao salgadinho. Ele adora salgadinho de milho FOFURA, só que tem que ser o do pacote VERMELHO, e da marca FOFURA...e ele sabe diferenciar. Existe uma outra marca, LUCKY, que é igualzinho ao fofura, pacote vermelho e tudo, só que ele não gosta e reconhece se trocamos. Certa vez, quando não encontramos fofura, o Lony comprou LUCKY, e eu servi escondido pra ele, mas ele não aceitou, por incrível que pareça, ele reconheceu que não era o dele. Outra vez, coloquei fofura para ele, e lucky para o Léo, só que o danadinho do Léo trocou as vasilhas. No carro a caminho do CEMA ele pegou um salgadinho, olhou, cheirou, virou pro Lony e disse: ISSO AQUI NÃO É FOFURA, É LUCKY!!! EU NÃO GOSTO DE LUCKY. Não dá pra enganar esse danadinho não...E o pior é que se tento tirar e não dar o que ele quer comer, é o maior stress, briga, chora, grita, bate, desencadeia crises terríveis. Antigamente, eu ficava muito preocupada por só dar miojo pra ele, então, toda vez que fazia carne, eu separava o caldo, e cozinhava o miojo neste caldo, pois como tinha bastante legumes, ficava mais vitaminado. E quem disse que ele comia? Pois ele reconhecia, fazia ânsia, não comia. Quanto ás frutas, com o tempo ele abandonou o mamão, e passou a comer só banana nanica. Só banana, nenhuma outra fruta, e tinha que ser nanica. Então um dia comprei banana prata, pois com o calor, a banana nanica se estraga muito fácil, e a prata geralmente aguenta muito mais. Pois não deu outra. Passou a comer só banana prata...Agora, encanou com maçã...Só quer comer maçã, ás vezes chega a comer duas três por dia...Come banana ainda, ás vezes,mas só prata, não come a nanica de jeito nenhum. Porém, tem frutas que nunca provou sequer, mesmo que tenhamos oferecido. Nunca comeu manga, laranja, abacate, morango, enfim, as únicas frutas que já provou na vida foram PERA, UVA, MAMÃO, BANANA E MAÇÃ...Enfim, tentamos não encanar muito, fazemos sempre os exames de sangue para verificar anemia, e me contento com o que ele come.  Também abandonou o danoninho de morango, que gostou por um tempo, hoje, muito de vez em quando, aceita um danoninho de chocolate, mas é raro também, hoje em dia quase não come...Enfim, acho que, como a maioria dos pais de crianças autistas, eu e o Lony também  ficamos meio malucos com essas manias do André, mas, percebemos que, quando respeitamos seu jeito, suas manias, ele acaba se alimentando razoavelmente bem, por isso desencanamos, e seguimos a maré, ou a mania da vez - como a mania que ele adquiriu de comer pão com requeijão com sua professora na escola - toda vez que ela ia tomar lanche, ele ao invés de ir com os coleguinhas, entrava na cozinha atrás dela e tomava o lanche lá com ela = pão com requeijão e café com leite -  Se estamos certos ou não, não dá pra saber, pois afinal, o que é o mais certo? Deixá-lo sem comer, até que ele aceite coisas novas? estressá-lo brigando com ele, fazendo com que não coma nem as coisas que ele gosta? Por enquanto temos acertado do nosso jeito, pois, mesmo com gostos tão restritos, ele nunca teve anemia, nem nenhuma deficiência nutricional (ainda, se terá um dia, já é outra questão) Um dos exemplos de suas manias, é que não podemos misturar a comida com a mistura no prato. No prato só posso por o miojo, ou o arroz e feijão, ou o macarrão e a mistura em um prato a parte. Não admite que misture...Aos poucos ele está perdendo esta mania, mas sei que logo logo ele inventa outra...como sua mania de LEITE, NESCAU, SUCA, SAGADINHO... toda vez que chega em casa do CEMA, da escola ou no café da manhã, que se resume á leite com açúcar e nescau e o bendito salgadinho fofura vermelho..(com o detalhe de que ele é quem tem que preparar o leite e colocar no microondas pra esquentar) ás vezes ele admite uma variação com bolo de chocolate, que aliás, é o único tipo de bolo que ele come...Enfim, o tópico ficou um pouco longo, mas procurei ser fiel na medida que fui me lembrando. Com certeza, acabarei fazendo outro tópico desses, com novas manias e gostos, com o passar do tempo. Pois é assim nossa vida com o André, quando você começa a se acostumar que ele gosta de A ele passa pra B e vai em frente...E nós vamos atrás, dando apoio, suporte e principalmente, muito amor, carinho, aceitação. E somos recompensados, como vou mostrar no vídeozinho que posto abaixo, em que ele está fazendo uma lição de casa que a professora passou hoje pra ele, em que ele tem que listar os nomes das pessoas que ele mais ama e sempre quer ter por perto, uma pequena, porém importante declaração de amor dele por nós...emociona...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

DIÁRIO DO ANDRÉ - 27 DE ABRIL DE 2022 (versão especial)

 Então, já faz algum tempinho que esse blog já tá abandonado, apodrecendo e criando mofo, sabe... então decidi fazer uma breve atualização, ...