quarta-feira, 4 de julho de 2012

AUTISMO - CONHECER PARA COMPREENDER




















Essas tabelas, nem de longe podem ser usadas para diagnóstico conclusivo de autismo, porém, ajuda bastante a reconhecer e entender comportamentos estranhos. O André por exemplo, desde os 2 anos e meio, quando surgiu a suspeita de autismo, apresentava alguns desses comportamentos, que foi o que nos levaram a investigação mais profunda. Alguns foram melhorando com o tempo, outros apareceram...Por exemplo:

Usa as pessoas como ferramentas: quando pequeno, sempre teve esse comportamento para tudo que queria, não apontava, nos guiava até o que queria e usava nossa mão para pegar, ou abrir portas ou qualquer outro interesse. Hoje já não faz mais isso.

Resistente a mudanças: quando menor, não gostava de mudanças em sua rotina, reclamava até de mudanças no trajeto, hoje está um pouco mais flexível, mas ainda gosta que as coisas sejam feitas sempre da mesma maneira, quando tem alguma mudança, entra em crise.

Não se mistura com outras crianças: raramente chegava perto de outras crianças, era só eu e o pai, nem com os irmãos mais velhos se misturava, com o tempo isso foi melhorando, principalmente devido a sua inclusão escolar, porém, quando se aproxima e é rejeitado fica agressivo, brinca um pouco mais com os irmãos mais velhos.

Apego inapropriado a objetos: não apresentava este tipo de comportamento, apesar de eu nunca ter entendido bem o que isso quer dizer.

Contato visual: desde pequeno não olhava as pessoas nos olhos, hoje, quando falamos com ele, até olha, mas logo desvia o olhar, e raramente nos olhos.

Age como se fosse surdo: isso ele faz de pequeno até hoje. Muitas vezes falamos com ele, e parece que não está ouvindo. Já quando ouve barulhos muito altos tampa os ouvidos e fica nervoso, ou ouve sons que o interessam em outro ambiente, sinal claro que não é surdo...

Resiste ao aprendizado: percebemos isso agora que está na escola. Muitas vezes ele já sabe fazer alguma tarefa, mas não quer fazer, ou tentamos lhe ensinar algo, e não se interessa.

Não demonstra medo aos perigos: quanto pequeno esse comportamento era mais acentuado, hoje melhorou um pouco (bem pouco), mas já demonstra medo de algumas coisas, como cachorros estranhos por exemplo.

Risos e movimentos inapropriados: tinha bastante esse comportamento, ria sempre sozinho, do nada, sem motivo aparente, hoje já diminuiu, mas ainda dá gargalhadas á toa, sozinho.

Resistente ao contato físico: nunca gostou muito de colo, beijos e abraços, sempre se desvencilha...

Acentuada hiperatividade: sempre foi bastante hiperativo, ás vezes melhora, ultimamente está terrível.

Gira objetos: gostava muito disso, tanto que sempre adorou pião, girava as tampas das panelas, rodas da bicicleta, virava os carrinhos de ponta cabeça pra girar as rodinhas, hoje isso acabou.

As vezes é destrutivo e agressivo: Sempre foi um pouco, moderadamente, mas ultimamente está extremamente destrutivo e agressivo.

Modo e comportamento arredio e indiferente: Sempre foi desde pequeno bastante arredio, mas não era muito indiferente, ultimamente está bastante, não liga muito para as pessoas, nem pra mim. Outro dia cheguei em casa, ele nos recebeu no portão, eu falei com ele, e ele nem me olhou, disse: OI PAI, correu pro carro e pronto, como se eu não existisse.

Esses são alguns comportamentos, que diferenciam o autista. Em alguns são mais acentuados, em outros mais leves. Em alguns momentos da infância podem aparecer, e desaparecer em outros, ou se manterem por toda vida. Alguns podem achar que esses são comportamentos de uma criança mal educada. Lidar com o autista, é uma eterna caixinha de surpresas. Mas, como todas as crianças, são imprevisíveis...No nosso dia a dia, temos que aprender a lidar com esses comportamentos, saber como conter, ou como evitar, e isso só se consegue conhecendo a criança, sabendo como ou o que desencadeia cada um deles. E principalmente, ter PACIÊNCIA, PACIÊNCIA E PACIÊNCIA...


NÃO SOU MAL EDUCADO, SOU AUTISTA!!



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