segunda-feira, 10 de junho de 2013

DIÁRIO DO ANDRÉ - DE 06 DE ABRIL A 11 DE JUNHO DE 2013

Esse tempo que se passou de abril até hoje, foi bem cansativo e estressante, mas também com muitas novidades . Dia 23 de maio, caiu o primeiro dentinho de leite do André, e eu que estava tensa imaginando como seria difícil quando isso acontecesse, fiquei até impressionada com a tranquilidade que foi. Um dia o dente amanheceu mole , ficou algum tempo assim, e um belo dia, na escola, ele estava fazendo atividade, pôs a mão na boca e tirou o dente. Fácil assim, nem sangue saiu. Ainda falou: "olha, um dente"...Percebi com isso, que muitas vezes, nas minhas neuras, fico me angustiando com o que ainda está por vir, em vez de deixar rolar, fico achando isso e aquilo, e no fim, tudo dá certo, é só parar de ficar fantasiando e antecipando problemas...que nem sempre vêem. O dia 29 também era uma grande preocupação, pois todo dia ele ficava perguntando se já era dia 29 - pois é a data do seu aniversário - e se ele já ia ganhar seu tão pedido e tão sonhado Nintendo 3DS. Pois o dia chegou e se foi, e ele nem percebeu que era seu aniversário. Como os primos do Lony foram pra Miami, pedimos que trouxessem de lá o bendito Nintendo 3DS (com jogo do Mario Kart 7 lógico). O único problema é que iriamos buscar na casa deles em São Paulo só no dia 30 de maio, que era o feriado, então combinamos que não falaríamos nada pra ele no dia do aniversário, para não gerar angústia e brigas, afinal, ele estava esperando esse dia para poder ganhar o presente. Fiquei esperando para ver se ele iria se lembrar ou dizer alguma coisa. Nada. Foi como um dia qualquer, não falou nem cobrou nada. Beijei-o e lhe desejei feliz aniversário só na minha mente, com medo que ele soubesse que dia era, e preocupada que alguém lhe desse os parabéns. Se alguém no CEMA ou na escola falou alguma coisa, nunca saberei, pois ele não se manifestou. No dia seguinte, fomos pra São Paulo, a madrinha fez um bolo - que eu enfeitei de Bakugan, como ele pediu, ele nem ligou nem pro bolo nem para os outros presentes que ganhou, mas na hora em que lhe entreguei o nosso presente, ele ficou tão excitado tentando abrir a embalagem que quase o derrubou. Quando finalmente abriu, soltou um EU CONSEGUIIIII, MEU NINTENDO 3DS, COM MARIO KART 7!!! EU CONSEGUI!!!, que não teve um que não risse...na hora já começou a jogar, e esqueceu todo resto, ficou tão excitado que ficava sentado na cadeira jogando, agitando as perninhas e mordendo a boca e a língua. O único problema, é que no dia seguinte disse que podíamos vendê-lo porque ele não queria mais. Tudo porque o game é em 3D, e não tem só jogo do Mario Kart 7, tem vários outros joguinhos, todos em 3D, e, não sei se ficou com medo, ou não conseguiu entender, só sei que ficava apavorado toda vez que ligava o brinquedo. Agora parece que está se interessando de novo...Desde que ninguém tente jogar nada que não seja o Mario Kart...Nessas últimas semanas ele voltou a ficar agressivo e agitado, e consequentemente a dar trabalho na escola. Dois bilhetes em 3 dias, dizendo que está agredindo os coleguinhas, e até a monitora, chegou a jogar a carteira no chão, porque ficou estressado com a atividade que a professora pediu que ele fizesse . Se recusa a fazer qualquer atividade, não quer ir a escola, todo dia vai contrariado. Não sei bem o que ocorre, pois quando eu o indago, recebo sempre a mesma resposta, que está tudo bem, que brincou, que comeu, que fez atividade...todo dia as mesmas coisas, na mesma ordem....no dia em que veio o bilhete, relatando o incidente da mesa que ele jogou no chão, eu fui sondando com ele, perguntando se não tinha acontecido nada mesmo, fui puxando assunto, insinuando, e ele foi relatando algumas coisas, meio confusas, que caiu a carteira, que não brincou no parque, que a Maureen ficou brava...na maioria das vezes só afirmava o que eu perguntava, mas de uma forma ou de outra me relatou do seu jeitinho o que aconteceu...aos poucos e me pedindo desculpas... como eu estava sabendo do que tinha acontecido, ficou mais fácil chegar nele, fazê-lo falar, fui dizendo que ele não podia ter esse tipo de comportamento, que não podia bater nos amiguinhos, pois dói, disse que tem que fazer carinho, que assim os amiguinhos iriam querer brincar com ele. Por enquanto deu certo, fazem dois dias que não tenho reclamação... Com o André é assim, a gente sempre tem que aprender como chegar nele, como indagar o que se quer saber, aos poucos vou percebendo que tenho que formular melhor as perguntas, para obter respostas reais e não só a afirmação do que foi perguntado, todo dia com o André é diferente, é um novo aprendizado da melhor forma de lidar com ele. Pois a cada dia ele está mais esperto, aliás, esperto até demais quando se trata de seus interesses... agora entrou no embalo de ficar abrindo contas no orkut, para poder se mandar presentes no vila mágica. Até aí tudo bem, eu fico do lado dele e o ajudo (só supervisionando, porque ele não aceita ajuda), o problema é que na hora de colocar senha, ele digita rápido demais, e muitas vezes quer escrever uma coisa e sai outra, então não sabe as senhas que coloca, e ninguém consegue acessar nenhuma conta que ele abre (nem ele).Aí pronto, lá vem stress, choradeira, quer acessar a conta, não consegue (óbvio, não tem a senha), briga, quer quebrar o computador... E não fica por aí, já mudou minha senha no google umas duas vezes, não posso acessar minha conta na frente dele, pois o danadinho fica de olho na senha que digito (e memoriza!!). Outro dia eu disse para ele padronizar as senhas, colocar a mesma senha em todas as contas que ele abrir. Não deu outra, no mesmo dia mudou a senha da minha conta também...Haja paciência...o pior é que ás vezes a paciência se esgota, aí fica complicado, tenho que sair de cena até me acalmar, para não esquentar o bumbum dele, rsrsrs. De uns tempos pra cá, ele começou a querer fugir quando algo o desagrada...Simplesmente sai andando...o problema é que onde ele estiver ele saí andando, e isso se torna perigoso quando estamos na rua...temos que ficar atentos a esse novo comportamento, pois já li muito sobre autistas que fogem, simplesmente saem andando e acabam se perdendo..

VÁRIAS FACES DO MEU ANJO QUERIDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

DIÁRIO DO ANDRÉ - 27 DE ABRIL DE 2022 (versão especial)

 Então, já faz algum tempinho que esse blog já tá abandonado, apodrecendo e criando mofo, sabe... então decidi fazer uma breve atualização, ...