sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DIÁRIO DO ANDRÉ - DE 01 A 05 DE OUTUBRO DE 2012

Depois do acidente, tivemos que redobrar a observação sob o pequeno André. Além do óbvio, ter que verificar se vai ficar alguma sequela, também temos que redobrar a atenção para que ele não repita o feito...No geral, agora ele está bem, a Dr.ª Soraia vai pedir uma tomografia de controle, só para se garantir que não ficou nenhuma sequela...Parece estranho, mas, nesses dias pós acidente, apesar de ter voltado a ficar bem mais agressivo, parece que ficou mais perceptivo..., com a inteligência ainda mais aguçada. Está prestando mais atenção nas coisas e nas pessoas a sua volta. O Lony me falou que conversando com ele, percebeu que ele se lembra de tudo o que ocorreu no hospital. Se lembra que assistiu Xuxa Show, que entrou na "máquina que anda pra tirar foto" (a máquina de fazer tomografia), que tirou sangue...E nós achando que ele se esqueceria desses fatos.... Antes de ontem, a Gabriela estava chorando, ele viu, limpou o rosto dela e perguntou porque ela estava "titi". Ele nunca havia manifestado interesse assim antes. Eu expliquei a ele que as pessoas choram quando ficam tristes ou bravas (que era o caso da Gabi). Ele ficou olhando meu rosto, e eu comecei a mostrar diferentes expressões pra ele, de brava, de triste, de feliz. Ele adorou a brincadeira e até imitou. Isso foi muito legal. Outro dia, ele estava na cozinha, e esbarrou na gaveta da pia, que estava aberta, como doeu, ele reclamou, falou "ai minhas costas!, quer dizer, ai minhas costelas!!" Ontem quando entrei no face, tinha uma foto de um gatinho se espreguiçando, ele passou, viu a foto e falou "nossa, que gatinho feio", foi muito engraçado, e legal ver, pois dá pra perceber que ele está prestando atenção nas coisas que acontecem a volta dele. Hoje, pela primeira vez desde que o Lony voltou a estudar á noite, ele sentiu falta dele, ficou muito triste, e, quando eu fui fechar a porta da cozinha brigou, chorou, disse "porque você mandou o pai embora? porque você fechou meu pai lá fora, eu quero o pai de volta..." Eu expliquei, falei pra ele que o pai havia ido para a escola, que logo ele voltava, pra ele não ficar triste...ele disse: " quem mandou ele ir na escola e não falar tchau pro André?" Realmente, como disse o Lony em seu depoimento, ele está saindo cada vez mais de seu casulo, e cada vez mais buscando seu espaço no seio da família. Quem o vê hoje, e não conhece sua história, não acredita quando digo que ele é autista. A própria técnica que fez a tomografia disse que estava surpresa com o desenvolvimento dele, pois ela se lembra da dificuldade que era fazer esse exame á menos de um ano atrás, ela disse o mesmo que eu   " Poxa, nem parece que ele tem autismo". Ele já não apresenta quase nada da síndrome, apenas suas manias, seu comportamento agressivo e agitado, e muitas vezes inconveniente, são o que dificultam suas habilidades sociais. Porque, quem não o conhece, não entende sua maneira de ver e sentir o mundo, seu jeito possessivo com as pessoas, ou sua maneira de brincar e demonstrar afeto. Outro dia mesmo, na clínica da Dr.ª Andréa, ele tentou levantar a blusa de uma moça que estava lá...como ele tenta fazer comigo. Se nem eu entendo bem porque ele procura aconchego dessa maneira, como uma pessoa estranha vai entender? Mas estou muito animada com essa reviravolta, não sabemos se foi devido ao aumento do tofranil ou seu amadurecimento, ou mesmo o sofrimento do acidente, mas sei que ele está mudando, e para melhor...Está mais comunicativo, alegre, brincalhão...apesar de ter suas reviravoltas e ficar irritado e agressivo mais facilmente também...Durante toda essa semana ele apresentou heteroagressão no CEMA e em casa. Ainda não voltou pra escola porque a Dr.ª Soraia, e nós também, temos medo de que ele caia e bata novamente a cabeça no mesmo lugar...Como é impossível fazê-lo não correr na escola, melhor ele ficar mais um tempo em casa mesmo. Mas hoje o Lony foi até a escola, para pegar as liçõezinhas que ele está perdendo. Ele veio no carro todo animado falando da lição, querendo fazer, me contando como se fazia...Enfim, apesar do trauma, realmente agora ele está muito bem. Só temos que avaliar esse aumento da agressividade. Ele voltou a agredir todo mundo, e isso é só o que anda nos preocupando ultimamente...Sei que ele precisará tomar o remédio por muito tempo ainda, até controlar toda essa agressividade e impulsividade, mas tenho fé em Deus que com o tempo, ele aprenderá a domar esses comportamentos e direciona-los para algo construtivo...o importante é que ele sinta que sempre estaremos do lado dele, para ampará-lo e ajudá-lo nessa difícil tarefa de superar suas dificuldades...


Um comentário:

Unknown disse...

Como o André está lindo...bjs,da madrinha.

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

DIÁRIO DO ANDRÉ - 27 DE ABRIL DE 2022 (versão especial)

 Então, já faz algum tempinho que esse blog já tá abandonado, apodrecendo e criando mofo, sabe... então decidi fazer uma breve atualização, ...