quarta-feira, 3 de outubro de 2012

DEVOLUTIVA DO CEMA - DESABAFO DE UM PAI ESPECIAL


Com tanta correria, estresse e cansaço, nem deu tempo de postar a devolutiva do Lony. Pois como já disse em outro post, dia 17/09 foi a devolutiva do André no CEMA, que foi quando nos passaram o resumo do ano, seus progressos, suas dificuldades, enfim sua evolução no decorrer de todo este ano. Todo ano, desde que ele começou a frequentar, em 2009 é feita esta reunião, e sempre as meninas levam tudo anotado, este ano o Lony resolveu também levar sua devolutiva. Realmente lindo este desabafo, que surpreendeu até a mim, pois, apesar de saber que ele é e sempre foi um pai muito dedicado e atencioso aos mínimos detalhes, na verdade, na correria diária, quase não falamos muito o que vai dentro de nós, no nosso coração, na condição de pais de 4 filhos, cada um diferente do outro. Foi legal e emocionante entrar um pouco dentro de sua cabeça e seu coração, e, com a autorização dele, estou dividindo com vocês esta emoção, que fez até as meninas do CEMA se emocionarem. Mais pra frente, quando tiver mais tempo (coisa rara nesta casa ultimamente, tanto pra mim quanto pro Lony) também pretendo fazer minha devolutiva deste ano. Me aguardem...Eis o relato de um  pai muito especial...

Devolutiva 2012-09-17

"Desde o começo do Cema, este ano foi sem dúvida o mais cansativo, pra mim e pra Val. O stress foi bem grande, cheguei a quebrar dois dentes rangendo-os a noite.
            Anos anteriores foram difíceis - com a descoberta da síndrome ou começo da escola - mas eram dificuldades internas, nossas, tudo muito imaginário, nada palpável, tudo teórico. Este ano a exigência foi extremamente grande.
            O André antes ficava e brincava mais sozinho, é claro que era hiper- ruim, pois não era isso que queríamos, mas por um lado, dava para dar “aquela respirada” para depois retornarmos a integração. Hoje ele saiu de vez do seu casulo, nos procura constantemente para brincar, fazer alguma atividade, ou apenas assistir TV, está bem exigente e também intolerante, quer sempre satisfazer suas necessidades, mas não respeita as regras da sociedade, as limitações das pessoas, a nossa liberdade e espaço dos outros. “tudo pra ele é pra ontem, não espera sequer um segundo”.
            Descobrimos também que sua agressividade é dele, e que necessitará de remédio continuamente. Talvez melhore na sua adolescência, mas em via de regra, tende a piorar...
            Caiu a ficha também que apesar dele ser super inteligente, precisamos direcioná-lo senão ficará estagnado no seu abc, enquanto os outros superarão esta fase da escrita e seguiram suas vidas. Não sei se vou conseguir colocá-lo na turma e nos eixos ano após ano, tenho minhas dúvidas sobre isso... Ano que vem o desafio será maior.
            “Procuro entender porque ele sempre quer ser o primeiro, penso as vezes que ele já descobriu suas próprias limitações ou deficiências frente a seus colegas, e não consegue lidar com isso, nem entender como isso acontece com ele”.
            Antes os problemas eram grandes (ou pensávamos que eram, ou que seriam) em termos da própria descoberta da síndrome, mas estávamos na teoria. Outros problemas também surgiram com o tempo, pensávamos de novo que seria um baita problemão, mas com o passar do tempo eles foram se solucionando, pouco a pouco, na realidade eram problemas de fácil solução e momentâneos (como por exemplo, passar a fase de ser instrumento, ir ao banheiro, dentista, se expressar o que quer). Hoje estamos em transição entre o agora e o futuro dele, até então eram problemas imediatistas. Adequamos-nos ao mundo do André para melhorar sua qualidade de vida e trazê-lo ao nosso mundo, hoje chega o momento dele transcender-se ainda mais do seu mundo e ajeitar-se ao nosso. “esse parágrafo é bem confuso, mas é confuso mesmo”.
            Mas não foi só de angustia e de desespero este ano, foi um ano também de muita alegria. A forma como se desenvolveu na escola (com tropeços), no Cema e como pessoa. Na forma como interage. Como procura seus amigos e reconhece fora do contexto habitual. Consegue cada vez mais construir frases complexas com seu vocabulário mais extenso, e entende tudo aquilo que é dito, às vezes não obedece, mas sabemos que ele entendeu o recado.
            Sua independência é muito maior, quando perguntado se quer A ou B, responde aquilo que realmente deseja. Processa e externa suas vontades.
Estamos felizes com o todo, sabemos que o caminho é longo, cheio de surpresas, alegrias, percalços, e frustrações. Agradecemos as pessoas que nos ajudam e apóiam o André. Sempre que o André passa por um dos obstáculos vem em minha mente uma enorme gratidão as pessoas que fizeram e fazem parte disso. Reconhecemos que sem o Cema isso seria muito mais difícil. Sabemos também das dificuldades que passam dia após dia, às vezes ou muitas vezes também são incompreendidos, por isso não pedimos ou exigimos mais nada além do que oferecem.
            Se não agradeci antes, hoje digo obrigado a todos vocês. As que estão sempre presentes, os que vieram recentemente, aquelas que vão, e aqueles que infelizmente se foram.

Muito Obrigado."






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

DIÁRIO DO ANDRÉ - 27 DE ABRIL DE 2022 (versão especial)

 Então, já faz algum tempinho que esse blog já tá abandonado, apodrecendo e criando mofo, sabe... então decidi fazer uma breve atualização, ...