quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DIÁRIO DO ANDRÉ - DE 08 A 19 DE DEZEMBRO DE 2012

UM LINDO NATAL A TODOS!!!
Dia 12 o André teve sua ultima consulta com a neurologista, e foi aumentado o Tofranil para 2 comprimidos de manhã+1 ml de Risperdal e 2 á noite+1 ml de Risperdal. Na verdade, não mudou muita coisa, quanto as crises. Já fazem umas 3 semanas que ele está bem difícil de lidar, muito agitado e agressivo. Chora a toda hora, bate a toa, briga por tudo e com todos. Ás vezes, dá um ataque de euforia nele, ele joga todos os brinquedos no chão, corre, bate em quem encontra pela frente, lambe, cospe...Estou conversando muito com ele, e dizendo toda hora que não pode bater, não pode gritar, não pode cuspir, e faço com que ele repita o que eu disse, ele repete, promete que não vai mais fazer, pede desculpa, porém, passado um minuto, faz tudo de novo. Estou um pouco (muito) preocupada com o Natal, pois iremos novamente para São Paulo, na casa do Tio Sató e da Beth, e do jeito que ele está, já estou ficando tensa desde já...Estou conversando bastante com ele, só que sempre temos que tomar cuidado com o que falamos, porque se eu digo: Você tem que se comportar, não pode brigar com as pessoas na festa de Natal...pronto, ele já fica agitado, acha que já chegou o Natal, quer ganhar presente, quer  viajar, sai querendo se trocar, enfim, pra ele não tem esse negócio de dizer: o Natal ainda não chegou, é só semana que vem...ele não quer saber, toda hora ele vai até o calendário que a Gabi fez para esperar o Natal, e risca o dia 24, quer colocar as estrelinhas lá, dizendo que já é 24...Bastante complicado explicar isso pra ele...E olha que eu explico, já falei várias vezes que temos que esperar chegar o dia 24, que não adianta riscar o calendário, que isso não vai fazer o tempo passar mais rápido...Não adianta, é uma briga atrás da outra. Já tentei até colocá-lo de castigo, sentado no sofá, mas quem disse que ele fica? Sento com ele, digo que ele está de castigo, porque fez coisa errada (cuspiu por exemplo) que não pode, que é muito feio, etc, etc, ele chora, briga, quer sair, sai, me bate, senta, chora, grita, e ás vezes sinto que não adiantou nada...mas não desisto, toda fez faço a mesma coisa, mas é complicado saber se estou agindo certo, fica aquela dúvida, quanto de tudo que digo ele está realmente absorvendo? Agora ele está com a mania de se desculpar, tudo pede desculpas...ou agradece, acho muito bom, só que nem sempre o que ele agradece ou se desculpa esta dentro do contexto, ou está na hora certa de pedir desculpa...Dá pra perceber que ele está muito bem nos termos da socialização, tenta se aproximar das pessoas, está conversando que é uma maravilha, muitas vezes usando frases complexas e até fazendo piadinhas, porém este seu jeito mandão e exigente atrapalha muito, pois nem sempre os irmãos querem brincar com ele, com medo que ele grite, cuspa ou bata. Continua com a mania de ser sempre o primeiro em tudo, estamos trabalhando isso com ele, mas é difícil, pois em tudo ele vê disputa, até na hora do almoço ou jantar, muitas vezes deixa o prato pela metade, só para ser o primeiro a se levantar da mesa. Quando ele faz isso eu o chamo de volta, falo que não é disputa, que tem que se alimentar direito, mas se ele vê que a irmã ou os irmãos terminaram e ele continua na mesa, ai ai ai, já vem briga...O pior é que não sei se é certo pedir para os outros comerem mais devagar para ele terminar primeiro, acho que isso o instigaria ainda mais...mesmo porque, nem sempre os irmãos querem cooperar...nem mesmo os mais velhos, que deveriam entender mais o que se passa, nem sequer se esforçam para entenderem o irmão...eles até que perguntam, indagam o porque ele age assim, eu tento explicar, mas é complicado, pois é um comportamento que nem eu entendo direito...se na família é difícil entender determinadas atitudes do André, que dirá de estranhos? De pessoas que não convivem com ele, que talvez até saibam algo sobre seu comportamento, mas não têm tanta compreensão...é complicado, pois muitas vezes, ele é tido como malcriado, birrento...por isso fico tão tensa quando planejamos festas, como o Natal e o Ano Novo por exemplo, que não tem como fugir...Mas, já passamos por tantos maus bocados em outros natais e anos novos, que já estamos vacinados, portanto, quem sabe este seja um pouco mais fácil...vamos ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

DIÁRIO DO ANDRÉ - 27 DE ABRIL DE 2022 (versão especial)

 Então, já faz algum tempinho que esse blog já tá abandonado, apodrecendo e criando mofo, sabe... então decidi fazer uma breve atualização, ...