sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DIÁRIO DO ANDRÉ - DE 09 A 14 DE SETEMBRO DE 2012




Ultimamente temos notado que o André parece estar regredindo em seus gostos. Voltou a assistir DVDs antigos, que já tinha parado, como Xuxa, Alvim e os Esquilos, etc. Também voltou a imitar os desenhos, como por exemplo, tem uma cena de Alvim em que os esquilos fazem a maior bagunça nos brinquedos e ficam correndo de um lado para outro, ele faz igual, começa a jogar tudo e correr. No programa do Discovery Kids, Mister Maiker, ele quer fazer igual, coloca tudo que encontra na mesa, como o personagem do programa faz. Também voltou a gostar de pintar e desenhar no papel, isso é positivo, mas a maioria de seus atos é negativo, pois são comportamentos que ele já tinha abandonado. Voltou também a querer tomar aguá no copinho com tampa que ele usava quando era bem pequeno. Isso anda me preocupando, pois as vezes tenho a impressão que ele dá um passo a frente, dois pra traz. O CEMA relatou que ele voltou a ficar exigente e agressivo, apesar de muito risonho e comunicativo, também me disseram que a professora ligou para elas (14/09), dizendo que ele voltou a agredir tanto amigos como ela própria. O problema é que eu não estou sabendo de nada disto. Como posso ficar sabendo se  a escola não me avisa? É complicado essa relação. Pois se eles, me relatam o que está acontecendo, posso verificar com a médica, ver o que ocorre e ver quais providências a tomar. Agora, se ninguém me fala nada, como vou adivinhar? Em casa, apesar da intolerância, ele está bem, não está agredindo tanto...No CEMA ele está se saindo bem nas atividades, apesar de ter apresentado heteroagressão e intolerância lá também.Estava conversando com o Lony, sobre se as possíveis causas deste retrocesso... Eu acho que não estão integrando ele no grupo na escola. Porque em casa, quando ele chama alguém pra brincar, ou tenta falar algo e a pessoa não entende ou não o atende, é que gera os ataques agressivos e de gritos. Acho que talvez ele esteja ficando muito frustrado na escola, justamente por falta de integração...Ás vezes, quando o Lony vai pegá-lo as 15:30, ele não quer ir embora, chora e manda o Lony ir embora. Em compensação, tem dias que ele fica no portão esperando. Acho que quando ele não quer vir, é justamente quando ele está integrado ou interagindo, brincando e se divertindo. Não sei. Falei com a Drª Andréa agora a pouco, ela me orientou a dar meia dose do tofranil de 25mg, cortar o comprimido ao meio (justo agora que ele aprendeu a engolir o comprimido todo...) Vamos começar hoje, e na devolutiva do CEMA terça-feira que vem, dia 18/09 vou conversar com elas sobre isso. Na verdade, não quero ficar enfiando remédio nele toda hora, acho que se trabalharmos essa questão da integração, se ele tiver alguém que o entenda e saiba como agir com ele em sala, para ajudá-lo nos momentos de crise e na interação com as outras crianças, ele pode melhorar, sem ficar mexendo só com remédio. Pode ser que a dose esteja desregulada, mas acho que não é só isso...acho que realmente é um pouco de frustração mesmo. Acho que ele está começando a perceber mais o ambiente em que ele está, a maneira de agir das outras crianças, e que, na maioria das vezes, eles não entendem sua maneira de ser, de agir, de brincar, diferente.O que eu sei é que ás vezes ficamos tão cansados, tenho a impressão de estar nadando contra a maré, nado, nado, nado e não saio do lugar. Quando penso que arrancamos um pouquinho, voltamos de novo ao mesmo ponto. É muito frustrante...Mas, ninguém me disse que não seria...A vida com uma criança que transita dentro do espectro do autismo, seja no mais leve, ao mais grave, é assim, dias de alegrias, dias de angústias...dias de vitórias, dias de frustração...Mas sem desistir nunca, pois vale muito a pena cada passo que a gente dá rumo ao seu desenvolvimento e crescimento, mesmo que ás vezes tenhamos a impressão de dar um passo pra frente e dois pra traz...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

DIÁRIO DO ANDRÉ - 27 DE ABRIL DE 2022 (versão especial)

 Então, já faz algum tempinho que esse blog já tá abandonado, apodrecendo e criando mofo, sabe... então decidi fazer uma breve atualização, ...